"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

15 de abril de 2015

IIr:.,

     V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim "Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem", que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal).
 
     Filosoficamente ela quer dizer: Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrás o Teu Eu Oculto, ou, "a essência da tua alma humana". É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral.
  
     No ritual da Iniciação Maçônica, o neófito/aprendiz em dado momento se vê confrontado com essa expressão e frequentemente não tem a menor idéia do que se trata. Esta sigla está presente principalmente na Câmara de Reflexão, local onde os Iniciados entram e refletem sua mortalidade material e consequente necessidade de elevação espiritual. 

Contribuição:
Ir:. Newton Agrella

Referências:
   - "O Aprendiz Maçom", Rizzardo da Camino, Editora Madras.