"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

26 de junho de 2015


     Especialmente aos IIr:. há pouco tempo na Ordem, que muitas vezes se confundem com a semântica Maçônica, cabe esclarecer a diferença fundamental entre TEMPLO e LOJA Maçônica.
    A própria compleição de nossa Ordem que hoje enseja um aspecto ESPECULATIVO à mesma, por si só, estabelece uma diferença fundamental entre os dois termos, posto que uma corresponde à força estática; ou seja, o TEMPLO e outra denota a força motriz: ou seja: a LOJA.
 
O Templo : Estado A Loja : Movimento

Do Templo : Falamos Da Loja : Ouvimos

O Templo : É Universo A Loja : É simbologia

O Templo : Tem Forma Limitada A Loja : Tem Forma Ilimitada

O Templo : É cultista A Loja : É conceptista

O Templo : Tem um Nível A Loja : Tem um Prumo

O Templo : Protegemos A Loja : Nos Protege
  
     Esse exercício ESPECULATIVO - de busca constante pelo raciocínio gradativo - conduz-nos à Dedução Lógica das diferenças que marcam o que a Ordem nos revela.

       O Templo se reveste de concreto e de compleição Externa, enquanto a Loja se constitui de Pessoas e de compleição Interna. O Templo é Físico e a Loja é Mental. O Templo é Matéria. A Loja é Espírito. No Templo dirigimos nossos esforços para combatermos os Vícios e em Loja desenvolvemos as Virtudes.

     Em resumo, o Templo é o local onde os Maçons se reúnem e onde vemos todos os objetos, figuras e símbolos que o molduram, enquanto a Loja é a própria assembléia ou reunião de Maçons que no Templo se revestem de seus Aventais, para em Oficina, trabalharem e construírem uma sociedade baseada em preceitos universais que são os postulados de nossos Ideais, quais sejam: O culto à LIBERDADE, o exercício inequívoco da IGUALDADE e o princípio que norteia todos os nossos trabalhos como Construtores Sociais que é a FRATERNIDADE.

     Toda essa compleição de valores é sempre conjugada pela onipresença do Grande Arquiteto do Universo, que nos ilumina e guia como fonte segura e perene de nossas atividades.

     O Templo no sentido metafórico ganha aspecto espiritual, quando os Maçons em Loja se ocupam de desbastar a Pedra Bruta, que existe dentro de cada um de nós, na busca pelo aprimoramento humano e na luta incessante pelo Bem e o combate incessante ao Mal.

     Na qualidade de Obreiros, o Templo é a nossa Oficina de Trabalho onde encontramos os meios e os materiais para desempenharmos o nosso ofício revestidos do nosso principal paramento, que é o avental... e os IIr:. reunidos, ou seja "em Loja",  se ocupam de oferecer o seu trabalho em prol da sociedade, buscando incessantemente o aperfeiçoamento da Obra, tanto Física quando Intelectual, posto que a Maçonaria tem por finalidade obedecer as leis do País, viver segundo os ditames da honra, praticar a justiça, amar o próximo e trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano para conseguir a sua emancipação progressiva e pacífica.


Colaboração

Ir:. Newton Agrella - CIM 199172
M:. I:. Gr:. 33
  

0 comentários:

Postar um comentário