"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

23 de setembro de 2021

   

1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. 

        O salmo 133 se refere à união com grande satisfação e amor. Quando se diz: “quão bom e quão suave”, a mensagem está expressando o agradável prazer e a sensação recompensadora.

 

     O óleo, está relacionado à unção (do Latim UNCTIO – esfregar com material oleoso) que os sacerdotes recebiam, como símbolo de benção e missão cumprida.

 

     Aarão, o sumo sacerdote dos Hebreus, foi vital para a libertação de seu povo, que estava sob o domínio do Faraó.

 

     O orvalho do Hermom nos traz uma metáfora sobre essa montanha da região de Israel. Sendo um monte de 30 quilômetros de extensão e todo congelado, quando se chega à base do monte, é possível ver que a geleira que se derrete, vai irrigando a terra e dando vida ao local. Esta é a simbologia da água ungida que faz nascer o rio Jordão. A área norte de Israel é uma localização seca, considerada desértica, no entanto, Hermom é a representação de vida para a região, é como um milagre que nasceu para beneficiar uma localidade que é maltratada pela seca, assim como nossas almas são secas, sem a consciência da totalidade.

 

     A palavra Latina para Orvalho é “ROS” que foi se tornando Rosa, que em termos alquímicos se refere à pureza da essência refinada, através dos processos transcendentes de se trabalhar o VITRIOL, de se aperfeiçoar uma essência mais grosseira, o que originou também os princípios Rosa Crucianos.

 

     Que possamos mergulhar sempre na vida simbólica e não apenas repetir sem entender, os ritos aos quais somos diariamente apresentados e executados em nossa Sublime Ordem!


Ir:. Alexandre Watt

   

Fontes: 

   - Site "Origem da Palavra" - www.origemdapalavra.com.br

   - Bíblia Sagrada, Almeida Corrigida.


0 comentários:

Postar um comentário